25 março 2013

Expedição Capixaba 2013 - IX

Nesta segunda-feira recebi o relato completo da chegada dos nossos bravos expedicionários ao Deserto de Atacama.

Abaixo segue o texto na íntegra, emocionante!

"Ontem, por volta das 19 horas, depois do processo de imigração chegamos a San Pedro de Atacama. Foram 8 dias de pilotagem, numa viagem programada igual as três anteriores, mas que desta vez em nenhum dia pernoitamos nos lugares programados... muita chuva em Resende/RJ mais o tempo dedicado a despedida dos amigos que nos levaram até a divisa ES/RJ foram a causa do atraso no primeiro dia. 

Depois, na travessia de São Paulo, porque estamos buscando alternativas para passar pela cidade, o Celsão nos puxou pelo caminho que ele conhece, que passa por Jarinu, depois sai no rodoanel e segue para a Regis Bittencourt. Alguma placa ele não deve ter visto que nos fez rodar em circulo em torno de São Paulo e alcançamos a Regis Bittencourt lá em Registro/SP passando por Piedade e não lembro mais os lugares... 

A brincadeira foi inevitável “Celso, nós pedimos a você para passar fora da cidade de São Paulo, não no estado de São Paulo”. Isto motivou a queima do dia de reserva e foi desencontrando os pernoites dos lugares previstos. 

Mas o aguaceiro que caiu até chegarmos em Foz do Iguaçu fez com que atrasássemos as chegadas nos lugares já reprogramados... e para completar, a moto do Márcio estragou um rolamento traseiro, que nos fez pernoitar novamente antes do local previsto... Mas, finalmente chegamos bem. Os expedicionários estão todos tranquilos, todos bem e muito empolgados...


Lá no alto, onde tem a explanação do mal da altitude, embora a maioria dos expedicionários não teve questão, o Celso teve dificuldade de respiração e o Ramon percebeu a diferença nos movimentos que estavam lhe causando fadiga.

Na chegada a San Pedro, no alto, na região dos 4.800 m de altitude, já por volta das 16 horas, começou a formar uma nuvem escura, que víamos de bem longe.

O vento já estava forte e gelado, tanto que precisamos parar e nos agasalhar ainda mais. Só que a estrada nos levava na direção daquele nuvem em formação... e a ansiedade começava a se impor.

Aí era não pensar mais... concentrar na pilotagem, pedir a Deus aquela ajuda que sempre pedimos e andar rápido para passar antes da nevasca chegar de verdade...  

Concentração firme e tocamos as motos... já quando começamos a descer, alguns pingos de chuva começaram a nos alcançar, mas não eram pingos normais, eram as primeiras condensações de neve... a consciência disto aumentou ainda mais a angústia. 

Nada a fazer a não ser pilotar.... e conseguimos sair antes de ver o que de fato ocorreu. Mas na descida rápida Marcio teve uma crise de ouvido porque baixava de altitude muito rapidamente. Paramos e logo em seguida argumentamos se ele não conseguiria continuar mais devagar pois, se aquela nevasca viesse para nosso lado ficaria ainda mais difícil. 

Continuamos descendo e já com sol chegamos a San Pedro. Já embaixo, na aduana, informaram que sim, aquilo era uma nevasca e a noite deveria nevar. Graças a Deus conseguimos passar antes... mas a GoPro  deve  ter registrado estes pingos de neve se formando, pois a mantivemos ligada para registrar o sufoco."

Algumas fotos desta aventura:

A nevasca se formando:






Esquentando a mãos no escapamento:








Paisagens inesquecíveis:







Hotel em Tilcara:



















Postado por: Lorena Storani

Um comentário:

  1. Parabéns a todos por ter alcançado o objetivo, apesar das dificuldades do caminho. abraço a todos.

    ResponderExcluir